Procurar uma empresa de hospedagem de sites não é uma tarefa fácil para quem está querendo montar a sua primeira página da internet. Por causa da falta de experiência, muitos acabam contratando um serviço (normalmente com termo de permanência) que não seria o melhor. O maior erro é levar em conta só o preço.
Tentaremos sair um pouco do senso comum comentando alguns aspectos igualmente relevantes os que vocês certamente já conhecem.
Se você não quer errar, veja cinco coisas a se pensar quando escolhemos um serviço de hospedagem de sites (veja que o item preço não está incluso nesta lista):
Background da empresa
Após fazer uma pesquisa inicial e listar diversas empresas de hospedagem de sites, você deve conhecer mais profundamente cada uma delas. Vale também pesquisar sites especializados no assunto e também no Google se não há algum relato negativo sobre a empresa.
Adaptação do serviço ao que você precisa
Cada projeto de site precisa de um tipo de hospedagem de sites diferente. Criar um blog que busca de sustentar com SEO e anúncios do Google exige um tipo de hospedagem diferente do que criar uma loja virtual que necessita de um sistema de pagamentos. Veja o quanto a empresa de hospedagem se encaixa no perfil do seu projeto.
Veja quais softwares o plano cobre
Veja se a empresa tem suporte para o CMS que você quer usar para gestão do seu projeto (ex: Joomla, WordPress, Drupal ou outros), se ele trabalha com todas as linguagens de programação ou se tem serviço oferecido para hospedagem Linux e Windows. Também é bom verificar quanto de espaço de banda que oferecem. Parecem detalhes, mas você vai ter muitas dores de cabeça se escolher a hospedagem errada nesses itens.
Qualidade no suporte
Antes de contratar qualquer serviço de hospedagem de sites verifique como é o suporte da empresa. Nesse item, você deve verificar quais são os tipos de suporte que a empresa tem (online, telefone, e-mail) e também quais os tipos de problemas elas atendem. Vale pesquisar se há reclamações com a demora das empresas para resolver problemas de usuários como, por exemplo, o site ficar fora do ar. Se houver muitas críticas ao atendimento, caia fora.
Disponibilidade
Um dos itens mais importantes para se verificar é quanto tempo eles garantem que o site vai ficar no ar. Uma das maiores reclamações com empresas de webhosts é em relação ao site ficar muito tempo fora do ar ou o serviço não sustentar o site em picos de audiência (ou seja, tem escalabilidade baixa). Pesquise para ver se a empresa não tem esses problemas.
Depois de verificar esses itens, aí sim o preço pode começar a pesar na decisão da escolha da hospedagem de sites.
Fonte: dicasdehospedagem.com