Atualmente, ter e manter um blog ou site é algo relativamente fácil. Para isso, basta você registrar um domínio, contratar um host ou servidor de hospedagem, ou ainda utilizar algum serviço gratuito dos vários existentes. Porém, isso não vai garantir acessos ou fidelizar seus leitores. Você pode fazer um site ou blog atraente para você, mas isso não quer dizer que será atraente para todos os usuários passando por lá.
Por isso mesmo reunímos algumas dicas para ajudá-los a aperfeiçoar não só sua experiência com seu site, mas também a do usuário. Todas essas dicas não são leis ou regras e elas precisam ser adaptadas à realidade do seu trabalho.
Use cores apropriadas
Cores transmitem significado. Existem inúmeros textos e sites na internet com algumas dicas de como as cores fazem isso. O problema ocorre ao se utilizar uma cor que transmite a mensagem errada. Cores quentes como o vermelho e o amarelo transmitem uma mensagem mais forte que cores frias como o azul e o verde. Cores escuras tendem a passar a idéia de algo fechado ou exclusivo, enquanto cores claras abrem o espaço.
Além disso, alguns sites utilizam contrastes complicados nos sites, como colocar texto vermelho sobre um fundo verde. Isso, além de irritar os olhos, complica a visitação de pessoas com problemas de daltonismo.
Destaque o mais relevante
Algumas cores podem representar destaque. Utilize isso para deixar visível o texto mais atual ou para algum conteúdo exclusivo de seu site. Pessoas tendem a voltar a sites que oferecem novidades, atualidades ou conteúdos não encontrados em nenhum outro lugar. Se esse conteúdo estiver visível e destacado para o leitor, facilitará sua vida e as chances de ele retornar aumentam.
Deixe seu site mais humano
Muitas pessoas acreditam que criar um sistema pode facilitar sua vida, mas isso também pode trazer o risco de desumanizar seu site. Um sistema pode automatizar recursos e inclusive conteúdos. Entretanto, pessoas gostam de pessoas. Mostre a seus usuários que há uma pessoa gerenciando o site. Para isso, é aconselhado uma página ou link com informações pessoais dos autores ou um pouco da história do site. Os usuários assim poderão se identificar com o conteúdo apresentado. Além disso, mostrar opiniões pessoais ou da equipe do site ajudam a mostrar aos ouvintes a humanidade do trabalho.
Interaja com seu leitor
Uma das formas para mostrar a humanidade de seu site ou blog é permitir a interação do leitor com seu site. Quem lê também escreve e muitas vezes também possui opinião sobre o tema apresentado. Permita campos para comentários e permita discussões acontecerem. Caso seus leitores percebam o espaço para participar, eles poderão voltar justamente para isso.
Além disso, é sempre bom ler os comentários e oferecer um retorno aos leitores. Somente falar suas idéias e transmitir suas opiniões, enquanto os usuários falam qualquer coisa não é tão agradável para o leitor quanto permitir um diálogo ou um debate sobre uma determinada idéia. Além de acrescentar ao site, isso pode trazer idéias de novos conteúdos para ele.
Participe das redes sociais
Não espere que seu leitor chegue até você só porque você é legal. Uma das formas de faz com que ele venha é anunciando e indo atrás dele. Participe de redes sociais como o Orkut, Facebook ou Twitter. Elas são ferramentas incríveis para divulgar a existência de seu blog ou site. Além disso, criar uma comunidade dele no Orkut, por exemplo, abre mais um canal de interação com o usuário. Seus comentários lá podem ajudá-lo a medir a satisfação da audiência.
O Twitter também pode servir para divulgar as atualizações de seu blog e permitir um canal de comunicação em tempo real com o usuário. Muitos blogs se beneficiam com informações passadas por leitores e estes agradecem quando sabem, via atualizações nessa rede, que o blog possui novidades. Se utilizado com responsabilidade, todos saem ganhando! A final, você precisa ir onde seus leitores estão.
Ajude os buscadores a encontrá-lo
Talvez a melhor forma para chamar novos leitores seja através dos buscadores como o Google. Eles apresentam conteúdos relevantes nos resultados das buscas. Caso seu site apresente algumas dessas palavras buscadas, as chances são que novos usuários poderão conhecê-lo. Mas para isso, não basta só ter um site. É necessário aplicar algumas regras conhecidas como Search Engine Optimization, SEOou otimização de mecanismos de busca.
SEO são técnicas de aprimoramento que, em um primeiro momento, podem se apresentar como mais trabalho para o gerente do site, mas a médio e longo prazo trarão um bom aumento de audiência. Até mesmo em curto prazo pode-se perceber diferenças, se o trabalho for bem feito. Não adianta ter um conteúdo e divulgá-lo se essa divulgação não é eficaz.
Atualize com novidades e melhore seu conteúdo
De nada adianta você ter um site ou blog atraente para os olhos, com espaço para interação e relacionamento com o leitor e visível nos mecanismos de busca, se ele não apresenta conteúdos novos. SEO, além de técnicas para mostrar seu blog, é primar por conteúdo relevante. Novidades, conteúdo exclusivo, imagens interessantes e atraentes: tudo isso pode ajudar com a relevância de seu site. Se ele apresenta somente conteúdo antigo ou cópias de outros lugares, por que uma pessoa deveria entrar lá ou voltar?